terça-feira, 20 de janeiro de 2009

A questão


A leitura de um artigo sobre diários gráficos fez-me ter presente o há quanto tempo….num exercício contínuo, compulsivo de apropriação… não sinto o intenso prazer de desenhar.
Impulsionado pela leitura, percorro os meus arquivos.
Há apenas o silêncio - a radicalização negativa de ausência de trabalhos.
No fim, quase esquecidos, ilustrações de um estudo académico, uma série de trabalhos em pequeno formato, longe de uma certa monumentalidade ou da sedução fácil da paisagem, convidaram-me à contemplação demorada, a uma atenção ao pormenor.
A mente vagueia.
Rabiscado no meu “caderno gráfico” um apontamento lido algures:
Desenhar é acima de tudo perder tempo e assim resistir o possível à sua passagem.
Ps. Arrependo-me de todos os desenhos que não fiz.

9 comentários:

vaandando disse...

E caso para isso !- refiro á última frase....
Abraço

___________ JRMARTO

vaandando disse...

E caso para isso !- refiro á última frase....
Abraço

___________ JRMARTO

Graça Pires disse...

Adorava saber desenhar. E nem sequer posso arrepender-me dos desenhos que não fiz...
Gostei do texto. E acho que devia mostrar aqui os seus desenhos.
Um abraço.

Pequete disse...

Este post podia ter sido escrito por mim... Os meus cadernos também andam muito parados, a ver se mando vir o "Diários de Viagem" do Eduardo Salavisa e me entusiasmo...
Já agora, e porque nunca é tarde, bom ano!

alexandrecastro disse...

ola ana. já tinha reparado (visitando o seu blog) que também tem andado parada...até me questionava o que seria feito de si. quanto ao livro do eduardo salavisa...tenho passado todo o dia (hoje...) às voltas com ele. confesso que também não resisti!!!

Pequete disse...

E comprou-o cá, ou mandou vir?

alexandrecastro disse...

ana. mal li o seu comentário e sabendo que tal como eu também estaria "curiosa" na sua leitura, enviei-lhe uma mensagem com o endereço da editora. já percebi que não deva ter recebido, assim, aqui fica a resposta: fiz a encomenda on line. confesso que são de uma grande simpatia e rapidez, encomenda na quarta e sexta já cá estava.
aqui fica o site.

http://www.quimera-editores.com/home.php

Pequete disse...

Pois não recebi, não. Obrigada pelo link!

Um Momento disse...

E cada traço ( teu)é maravilhoso
Liberta o "Eu" que há dentro de nós:)

Um beijo em forma de sorriso

(*)